O segmento de Engenharia de Segurança da Multi Ativa atua integrado à área de Higiene e Saúde Ocupacional, com o compromisso principal de assessorar as empresas de maneira moderna e eficiente os seus clientes.
Em muitos casos, a real causa de um acidente encontra-se muito além dos fatores aparentes, tangíveis e óbvios.
Quando deparamos com um acidente de trabalho, dois fatores são comumente discutidos: o ato inseguro e a condição insegura. No entanto, aliado a esses dois fatores, outro fator muito importante a ser considerado em qualquer acidente: o estado psíquico do indivíduo diretamente envolvido e daqueles à sua volta no momento da ocorrência.
Aspectos psicológicos como o medo, a angústia, a depressão, não são aparentes e nem podem ser vistos a olho nu, mas refletem significativamente nos comportamentos.
Pensando assim, disponibilizamos serviços especializados, para que as empresas atendam plenamente o que é estabelecido pela legislação de saúde, previdenciária e trabalhista e principalmente reduzam os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Gestão em Segurança
Manter uma equipe de profissionais qualificados e capacitados para exercer uma administração em sua empresa, de tal forma a qual esta equipe tem que garantir o cumprimento das legislações vigente e, contudo a redução dos acidentes do trabalho.
Diagnóstico em Saúde e Segurança
Baseado em um levantamento minucioso das atividades desempenhadas pelos profissionais, dos riscos os quais estão expostas, as ações e programas que a empresa possui para a prevenção das doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, não se esquecendo do envolvimento da administração da empresa.
Com este diagnóstico é possível estabelecer ações concretas e direcionadas para atendimento as necessidades da sua empresa.
Controle e Bloqueio de Energias (Lockout / Tagout)
É a forma a garantir a segurança dos funcionários e prestadores de serviço protegendo-os contra energização inesperada, ligações ou fuga das energias residuais durante a realização de serviços ou manutenção nos equipamentos, tais como: instalação, construção, inspeção, limpeza, lubrificação, reparos, montagem, ajustes e etc, ou seja garantir o estado zero de energia.
Neste caso o EZE - Estado Zero de Energia é uma condição alcançada quando as múltiplas formas de energia que se encaminham ou que estão presentes no interior de uma máquina, equipamento, instalação ou sistema foram anuladas, proporcionando condições seguras para a execução de um trabalho, ou seja, eliminando a possibilidade de energização inesperada ou fuga das energias residuais.
Programa de Segurança Motivacional
Valorizar e motivar os esforços individuais ou em grupo dos profissionais, através da participação proativa em atividades relacionadas com os programas de saúde, segurança e meio ambiente da sua empresa.
A motivação pode ser conceituada, também, como "o desejo inconsciente de obter algo" ou como "um impulso para a satisfação, em geral visando o crescimento e desenvolvimento pessoal e, como conseqüência o organizacional", o que causa, canaliza e sustenta o comportamento das pessoas, não sendo, porém, a única influência no nível de desempenho daquelas.
Assim, o grau de satisfação e motivação de uma pessoa é uma questão que pode afetar a harmonia e a estabilidade psicológica dentro do local de trabalho.
Embora haja vários fatores influenciando o desenvolvimento do desempenho dos empregados em uma determinada empresa, um fator principal para atingir seus objetivos, tanto pessoal como da organização seria investir na motivação dos empregados.
Manual de Segurança
É um documento o qual contém diversos temas com vários assuntos distintos, de tal forma que cada profissional recebe além do material o treinamento sobre o assunto, visando fomentar nos profissionais as boas praticas de trabalho.
Programa 5S - Ordem, Limpeza e Arrumação
Os “5S” são as iniciais de 5 palavras, criadas no Japão, que representam atitudes e comportamentos essenciais para se obter Qualidade Total em tudo o que se faz.
Metodologia que visa mudar o comportamento das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho organizado, limpo e saudável, através da prática dos 5 sensos.
Gerenciamento de Produtos Químicos
É responsabilidade da empresa: “Prestar informações pormenorizadas sobre o produto a manipular”, ou seja: informar o profissional usuário, quais os riscos que o produto pode oferecer a sua saúde, assim como proteger contra esses riscos e estabelecer critérios de estocagem e armazenamentos.
Auditorias em Segurança
Com visitas planejadas ou não a auditoria em segurança acontece visando identificar práticas de baixo padrão (atos inseguros) ou condições de baixo padrão (condições inseguras), sendo que depois de identificado um relatório é feito sugerindo as ações de melhoria para evitar a repetição dos fatos evidenciados.
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
É um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento com o objetivo de reconhecer e reduzir e/ou eliminar os riscos existentes no ambiente de trabalho, servindo de base para a elaboração do PCMSO. O PPRA precisa ser revisto e renovado anualmente.
A implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.
LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
O LTCAT é um Laudo, elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil - NR 18
É obrigatório às empresas de construção civil com mais de 20 (vinte) trabalhadores, complementando o PPRA.
PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce o agente nocivo ao qual é exposta, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.
Quando houver o desligamento do empregado, a empresa é obrigada a fornecer uma cópia autêntica do PPP ao trabalhador, sob pena de multa, caso não o faça.
PCA - Programa de Conservação Auditiva
Conservação auditiva implica na prevenção da audição do indivíduo, sendo ele portador ou não da perda auditiva.
Este programa tem como objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotina nas empresas.
O PCA (Programa de Conservação Auditiva) é um conjunto de medidas técnicas simplificadas ou administrativas, distribuídas e mantidas ao longo do tempo, que agindo de forma integrada e complementar entre si, pode servir de substituto temporário a modernização tecnológica e melhoria das condições de trabalho como um todo.
PPR - Programa de Proteção Respiratória
O programa de proteção respiratória serve para que o empresário tenha certeza de que o seu funcionário está saudável hoje e que continuará no futuro também.
É obrigatório para as empresas em que tem trabalhadores em ambientes com material em suspensão (aerodispersóides) e considerados prejudiciais à saúde a manter o controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão (aerodispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça, vapores, gases) que provoquem danos às vias aéreas (pulmão, traquéia, fossas nasais, faringe).
PPRPS - Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares
O Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares é um planejamento estratégico e sequencial das medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares.
O PPRPS deve ser aplicado nos estabelecimentos que possuem prensas e/ou equipamentos similares.
CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.
A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.
SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes
Uma das principais atribuições das empresas é promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Esta semana é dedicada a passar informações relacionadas às questões de prevenção de acidentes do trabalho bem como de doenças ocupacionais.
Simulações, competições esportivas e peças de teatro são algumas das práticas que vem sendo utilizadas nas empresas para realizar SIPAT criativas e realmente participativas.
Mapa de riscos
O Diário Oficial da União de 20 de agosto de 1992 publicou uma portaria do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (DNSST) implantando a obrigatoriedade da elaboração de mapas de riscos pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS) nas empresas. Essa portaria entrou em vigor em dezembro último. O mapa é um levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores das empresas.
Trata-se de identificar situações e locais potencialmente perigosos. A partir de uma planta baixa de cada seção são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: pequeno, médio e grande.
Espaços Confinados
A Multi Ativa assessora e implementa os itens de responsabilidade da empresa descritos na NR 33, que se refere aos trabalhos executados em espaços confinados, identificando os riscos específicos, garantindo a capacitação dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, emergência e salvamento em espaços confinados.
Laudo Pericial de Insalubridade e Periculosidade
De acordo com o previsto nas NR´s 15 e 16, por intermédio de profissionais de segurança e médicos do trabalho, realiza perícias para descaracterizar ou caracterizar as atividades desenvolvidas pela empresa como insalubres ou periculosas.
Ordens de Serviços
É de responsabilidade da empresa: “Prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar.”
Uma ordem de serviço é um documento técnico, pois através dele o profissional será treinado e orientado quanto aos riscos que a execução de uma tarefa oferece a sua segurança e integridade física.
Laudos de Ruído Externo - Conforto a Comunidade
É um monitoramento da exposição dos níveis de ruído na comunidade vizinha as instalações da empresa visando avaliar o impacto do ruído gerado durante as atividades produtivas normais de uma empresa na comunidade.
Análise Preliminar de Risco
A análise preliminar de risco é um procedimento que se aplica para avaliar os métodos de trabalho, com características próprias e exigindo técnicas específicas. Essa técnica consiste em relacionar todas as etapas da atividade que será executada levantando os riscos detalhados de cada etapa, indicando posteriormente as medidas preventivas e as regras de segurança aplicáveis.
Investigação de Acidentes de Trabalho
Realizar uma boa e eficaz investigação de um acidente, é além de ser uma obrigação legal, é uma ferramenta para evitar a repetição da ocorrência bem como evitar perdas e custos que são totalmente evitáveis.